Automação Residencial

Ouvimos muito falar sobre casas inteligentes e logo pensamos! “deve ser o olho da cara!” Você pode começar automatizando sua casa aos poucos com um investimento bem baixo e o que é melhor de tudo é que você mesmo pode fazer isso! Aos poucos vou acrescentando mais informações sobre o assunto, aguardem……

Mas o que seria uma casa inteligente! Seria a automação de processos de forma que não necessite de fazer algum esforço físico e que possa ser agendado ou temporizado para ligar ou desligar o sistema automaticamente! vamos entender melhor o conceito!

Internet das Coisas. IoT (em inglês, Internet of Things) Um exemplo claro seria um Smartphone abrir um portão automático enquanto o proprietário estiver fora de sua residencia, neste caso o Smartphone com acesso a internet e dispositivos conectados ao portão que compreende que deve abrir o portão assim que o usuário clicar na tela do aplicativo, no caso as coisas são os dispositivos sensores. Um estudo indica que em 2020 seis dispositivos estarão conectados por cada pessoa.

Iluminação e Interruptores.

De uma forma bem simples, poderá utilizar sensores de presença para que as luzes de um determinado comodo acendam ou apague com a chegada de uma pessoa no ambiente. Também é possível controlar os interruptores e tomadas utilizando um micro computador (Raspberry IP com Arduino) ou dispositivos proprietários.

Os sistemas proprietários já são mais complexos, há um anseio para que os objetivos tenham a capacidade de realizar processamento, para isso, é preciso dotá-lo de elementos de processamento tais como microcontroladores, processadores e FPGA – Arranjo de Portas Programáveis em Campo (em inglês, Field Programmable Gate Array). A aplicação das tecnologias utilizadas na IoT envolve novos modulos de negócios de possibilidades de personalização de produtos ao atendimento às necessidades dos clientes tanto na industria 4.0 como para residencias e escritórios. São utilizados em:

  • Transportes, aos motoristas, informações em tempo real sobre as melhores rotas, situações do trânsito e das estradas, demandas de atendimento. E aos usuários indicando o melhor meio a ser utilizado (trem, metrô, ônibus, táxi), tempo de viagem, custo etc.
  • Comércio, Produção automática de acordo com demanda estatística do estabelecimento comercial, prateleiras inteligentes que controlam disponibilidade e reposição de produtos.
  • saúde, Possibilidade de fazer transmissão em tempo real dos sinais vitais do paciente para um acompanhamento a distância.
  • Serviços Públicos, dispositivos que avisa em caso de enchentes ou necessidade de limpeza de galerias fluviais, câmeras de monitoramento com sistema de aprendizagem de máquina para leitura de placas para diversas aplicações um exemplo carro esteja trafegando sem licenciamento, furtado ou controle de semáforos.
  • Agronegócio – Sensores para verificação das condições do solo, previsão do tempo, controle de animais.

Segurança Eletrônica.

São diversos equipamentos de segurança eletrônica que podem ser monitorados e que interagem remotamente com sua casa ou escritórios. Vamos começar com sistema de :

  • alarme, que interage com seu dispositivo móvel e possibilita armar/desarmar a central, sinaliza que houve uma invasão e monitora através dos sensores de presença onde há movimento em tempo real.
  • câmeras de segurança também podem interagir com o sistema de alarme e com o dispositivo móvel, que por sua vez, tem a possibilidade de fazer abertura de portões, acender/apagar luzes e atender uma ligação telefônica do interfone.
  • Controle de Temperatura.
    Os equipamentos de temperatura como ar condicionado e aquecimento de água em uma banheira por exemplo é muito utilizado nos tempos de hoje, mas tem um alto custo energético, por isso é de extrema utilidade que estes equipamentos possam ser acessados remotamente possibilitando seu ligamento apenas quando necessário.

Na próxima semana vou descrever a forma que o sensor é instalado e em seguida como instalar um interruptor Wi-Fi caso tenham interesse em saber mais entre em contato no e-mail marcio@casaambiente.com.br Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *